Treinamentos

Conheça nossos treinamentos

Uma das obrigações geradas pelas Normas Regulamentadoras é a realização de treinamentos para profissionais que se expõem a determinados riscos e que, por consequência, enfrentam um maior potencial de acidente ou adoecimento.

Abaixo está a lista de todas as NRs que a SAMA oferece treinamento específico contanto com a ajuda de profissionais experientes.

  • NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)
    A NR 5 determina a obrigatoriedade da instauração de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Essa Comissão deverá ser formada de acordo com o número de funcionários da empresa e o grau de risco das atividades realizadas em suas instalações. Mesmo se a empresa parceira estiver desobrigada a constituir CIPA pela legislação, deverá treinar um funcionário a designá-lo como representante da empresa
  • NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
    Para algumas funções, é necessário usar equipamentos de proteção para os trabalhadores. A empresa é responsável por fornecer aos funcionários treinamento sobre o uso adequado deste equipamento. Este curso trará a todos como usar e economizar conhecimento. O bom uso manterá a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
  • NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
    Treinamento em todas as etapas (incluindo o desenho, execução, operação, manutenção, reforma e expansão do projeto) em qualquer estágio (incluindo o desenho, execução, operação, manutenção, reforma e expansão) e as condições mínimas para garantir a segurança dos usuários e de terceiros. É seguro. Para esse fim, os padrões técnicos oficiais atuais devem ser observados e, se não, os padrões técnicos internacionais também devem ser observados.
  • NR 11 - Operador de Empilhadeira
    O curso abrange os conceitos e práticas de operações e procedimentos relacionados à identificação, análise e prevenção de riscos relacionados à operação e direção, bem como aos cursos de operador de empilhadeira para equipamentos móveis e à inspeção e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). De acordo com os regulamentos NR 11 do Ministério do Trabalho e outras normas relevantes, os cursos de operador de empilhadeira são projetados para promover o treinamento profissional e melhorar as habilidades de operação segura das empilhadeiras. Este é um curso ideal para empresas que exigem certificação rápida e atendem aos requisitos do Ministério do Trabalho e da NR 11. A NR 11 é uma norma que regula a certificação relacionada ao transporte, manuseio, armazenamento e manuseio de materiais. O curso de operador de empilhadeira trará alguns exercícios evolutivos para buscar o treinamento necessário para que os profissionais possam desempenhar perfeitamente suas atividades diárias. Nossos cursos sempre se concentraram na segurança dos profissionais que operam empilhadeiras e daqueles que os rodeiam.
  • NR 12 - PPRPS - Proteção de Máquinas
    Em todas as etapas (operação, manutenção, produção, planejamento, etc.) das máquinas participantes do PPRPS (Prevenção de Doenças), garanta o conhecimento básico do PPRPS para todos os profissionais que tenham uma relação de trabalho com máquinas de impressão e máquinas similares. Prensas de impressão e produtos similares, Nota Técnica 16/2005, NR-12, normas técnicas brasileiras e internacionais aplicáveis e programas brasileiros de segurança e certificação de máquinas e equipamentos. Siga rigorosamente o treinamento do novo projeto PPRPS 37, Anexo Técnico 2 do Acordo Coletivo da Indústria Metalúrgica, assinado em 20 de abril de 2006.
  • NR-13: Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulação
    Empresas que possuem qualquer um desses equipamentos devem promover treinamento a todos os operadores para habilitá-los e garantir uma operação segura.
  • NR-15: Atividades e Operações Insalubres
    Trabalhadores que lidam com manganês e seus compostos, poeiras minerais (como o asbesto) e benzeno devem receber treinamento.
  • NR-16: Atividades e Operações Perigosas
    Empregados expostos à rede elétrica de alta tensão devem receber treinamento em equipamentos ou instalações com acesso ao Sistema Elétrico de Potência (SEP) – energizados ou desenergizados – com possibilidade de energização acidental ou por falha operacional.
  • NR 17 - Ergonomia
    Manter a postura, a saúde e a qualidade de vida não deve ser a única preocupação do ambiente da empresa. Sob essa premissa, estabelecemos uma abordagem mais ampla que obteve muito sucesso na empresa.
  • NR-18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
    Pessoas que trabalham com construção civil e prestadores de serviço em canteiros de obras.
  • NR-20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
    Profissionais que manuseiam esses materiais devem receber treinamento para utilização segura destes compostos químicos.
  • NR 23 - Proteção contra incêndio
    Desenvolva medidas de prevenção de incêndio para evitar danos a saúde e a integridade física de funcionários e ativos. Eles receberão informações sobre o uso de equipamentos de combate a incêndio, procedimentos para evacuar com segurança o local de trabalho e os dispositivos de alarme existentes. O treinamento pode ser realizado no local de trabalho.
  • NR-33: Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
    Empregados que atuem em espaços confinados devem receber treinamentos adequados para tal atividade.
  • NR 35 - Trabalho em altura
    A NR 35 obriga os empregadores a promover um plano para treinar trabalhadores para trabalhar em altura. Esta norma especifica os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo planejamento, organização e execução para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores direta ou indiretamente envolvidos nesta atividade. Empresas desses setores devem realizar treinamentos específicos sobre a área para todos os seus funcionários, capacitando-os para atuar de forma segura em todos os possíveis cenários.